
Moradia:Direito á dignidade
“Nos barracos da cidade, ninguém mais tem ilusão. No poder da autoridade de tomar a decisão”. A música de Gilberto Gil retrata a realidade de pessoas que não têm acesso à moradia digna. Esse direito já estava previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948. No Brasil, foi preciso tempo e luta para incluí-lo no artigo 6º da Constituição. Somente em 2000, por meio de uma emenda, a habitação adequada tornou-se direito do cidadão. Mas, afinal, o que é moradia digna?

Ratos viram animais de estimação,diz moradora da comunidade no Rio
Add Date here
munidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá (zona oeste da capital fluminense), vive um de seus piores momentos, segundo moradores da região. Com a coleta de lixo prejudicada, as sacolas com restos de comida, papéis e embalagens tomaram conta das ruas da favela. Há dificuldade para transitar nas vias principais, que estão totalmente tomadas por sujeira.

Documentário Lixo extraodinário como transformar o lixo em arte
2009
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Saúde Pública deplorável no Recife.
22/05/2014
Recife é conhecida internacionalmente por suas pontes majestosas, entretanto, em novembro, uma foto de jornal destacou um dos aspectos mais feios da metrópole. Publicada no Jornal do Comercio, a imagem mostrava um garoto de nove anos chamado Paulo Henrique nadando num canal cheio de lixo abaixo de uma dessas famosas pontes, pegando latinhas na água imunda para revender.
O governo brasileiro estima que cerca de 6.500 crianças moram em favelas nos bairros Arruda e Campina Barreto, na parte norte de Recife.

Menos de 1% do total de lixo produzido em BH é destinado a reciclagem
05/2014
No momento em que ensaia aumentar a coleta seletiva, Belo Horizonte dá um passo atrás no serviço prestado nos 30 bairros da capital. De um lado a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) divulga resultado de edital para contratar consultoria para melhorar a reciclagem e anuncia expansão para mais seis áreas; do outro, cooperativas que recebem o material da SLU queixam que, há 15 dias, caminhões compactadores usados para o lixo comum estão sendo aplicados na coleta seletiva. O resultado é perda de pelo menos um terço do material recolhido, que já não é muito. Menos de 1% do total diário de 3,5 mil toneladas (30 t) de resíduos produzidos em BH são destinados à reciclagem.